Usaflex e sua expansão pelo franchising: opção segura de investimento

8/3/2022 | Franquias

Se você tem o desejo de empreender, investindo em um negócio próprio que ofereça bons rendimentos, o franchising pode ser sua opção mais segura.

Quando se fala em investimento, o empreendedor logo pensa nos riscos envolvidos. Mas pondera as opções que lhe tragam satisfação com o trabalho, retorno financeiro, crescimento e autossustentabilidade.

Esses são alguns fatores que uma franquia pode oferecer, assegurando estabilidade de gestão administrativa e financeira, além da oportunidade de atuação com uma marca consolidada e reconhecida no mercado.

Vamos apresentar neste artigo por que optar por uma franquia como a Usaflex pode ser um investimento mais seguro no cenário atual.

Panorama do franchising brasileiro

O franchising no Brasil é um setor maduro e consolidado que gera bons rendimentos tanto para franqueadores quanto para franqueados. É um modelo de negócio com melhores chances de êxito devido a marcas, produtos e serviços já testados e aprovados pelo mercado.

Por isso, é um sistema de negócios com a menor taxa de mortalidade, permanecendo na faixa dos 2,9% (2019), registrados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Além disso, também é um setor com legislação própria que torna mais transparente a relação entre a rede franqueadora e o franqueado. A nova Lei de Franquias, Lei nº 13.966/19, em substituição à lei anterior, trouxe alterações em questões que antes divergiam, deixando a COF – Circular de Oferta de Franquia mais clara e objetiva.

É um setor com muitos segmentos e modalidades de negócios, mais de três mil marcas franqueadoras reconhecidas, redes com inúmeras unidades franqueadas e com baixa oscilação na economia.

Na última Super Live da ABF de 2021, dados gerais do setor foram apresentados, mostrando que o faturamento já havia voltado ao patamar dos números de 2019. As projeções de faturamento realizadas em 2020 para o próximo ano foram ultrapassadas, alcançando os 9% ainda no 3º Trimestre de 2021.

É um setor com mais de 168 mil franquias em operação, que movimentou mais de 1 milhão de empregos diretos e mais de 5 milhões de empregos indiretos em 2021. Destes, aproximadamente 17% são vagas para o primeiro emprego, ou seja, oportunidades para jovens recém-formados em escolas ou faculdades.

Ainda na Super Live, os especialistas do franchising demonstraram otimismo para 2022, mostrando que as palavras de ordem são retomada e crescimento para os players do setor. Haverá grande desenvolvimento para parcerias, fusões e aquisições.

Além de tudo, é um tipo de negócio em que a rede franqueadora transfere os direitos de uso da marca e da infraestrutura, além de todo o conhecimento da operação e do mercado em que está inserida por meio de treinamentos e manuais de instruções, conduta e guias.

Potencial do setor calçadista brasileiro

A indústria calçadista brasileira tem uma história que se inicia no final do século XIX com os imigrantes alemães e italianos que se estabeleceram principalmente no sul do Brasil, mais precisamente no Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul.

Estes imigrantes eram habilidosos artesãos de couro e passaram a produzir variados produtos deste material, especialmente calçados, estabelecendo as primeiras fábricas deste setor no Brasil.

Os anos passaram, e o setor de calçados cresceu, alcançando o país todo, e se fortaleceu conforme a tecnologia foi inovando em produção, matéria-prima, insumos, modelos e cores.

Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor de calçados no mundo, e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apresentou, no segundo semestre de 2021, alguns dados em que 24 mil postos de trabalho foram gerados entre janeiro e agosto, ou seja, foi 17% maior que no mesmo período de 2020.

A Abicalçados prevê um crescimento médio na produção em torno de 2,6% para 2022. Segmento que pertence ao setor de moda, é um mercado sólido que conta com as exportações e com o franchising como maiores impulsionadores de crescimento.

As projeções da Abicalçados para as exportações em 2022, em volume, devem crescer em torno de 5,1%, já ultrapassando os dados de 2019. E, a ABF apontou que as franquias brasileiras do setor de moda geraram mais de R$ 24 bilhões, em 2021, setor no qual o segmento de calçados está inserido, registrando um crescimento de 8,4% em relação a 2020.

Os dados são oficiais, porém estão em constante revisão, sempre acompanhando as tendências e as novidades do mercado e da economia brasileira.

Por que investir na franquia da Usaflex?

Longe de ser uma coincidência, a Usaflex deu início em suas atividades no Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Pioneira na fabricação de calçados de conforto e moda feminina para todas as idades, é reconhecida como marca líder, sólida e que oferece bem-estar e qualidade em seus produtos.

As quatro unidades produtivas da Usaflex, nas cidades de Igrejinha, Campo Bom, Dois Irmãos e Parobé (RS), geram cerca de 2,8 mil empregos diretos e respondem pela produção de 22.500 pares de calçados por dia.

A Usaflex possui extenso portfólio de produtos entre calçados, bolsas e acessórios, itens que prezam pela união entre conforto, moda e beleza.

Entre os calçados, os mais vendidos são as sandálias, scarpins, tênis, tamancos e sapatilhas. Destes, cerca de 6,2 milhões de pares foram vendidos somente entre 2016 e 2021.

Iniciou-se no franchising há apenas 5 anos, mas já obteve o Selo de Excelência da ABF, a premiação do GPTW e o prêmio Franquia 5 Estrelas da Revista PEGN. Hoje já são 93 franqueados, com 254 unidades franqueadas espalhadas por todo o Brasil.

A Usaflex está em franco crescimento através do sistema de franquias e busca empreendedores e investidores que queiram alcançar sucesso com um negócio próprio e uma marca pioneira e reconhecida. Conheça nosso modelo: https://bit.ly/3HxFJvP

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes