Conheça duas das principais tendências do mercado calçadista

24/2/2022 | Mercado

Já foram os tempos em que um calçado era apenas um item de proteção aos pés. Hoje, mais que um acessório do vestuário, é um elemento que compõe um look, marcando a identidade e a essência da pessoa que o usa.

Para agradar o gosto cada vez mais exigente dos consumidores, é preciso unir qualidade e conforto a um design elegante e muitas vezes personalizado.

O setor calçadista faz parte do mercado da moda. Inovar nos modelos com variedade e diferenciais em formas, cores, materiais e outros fatores é um meio para se destacar entre a concorrência, acompanhando as tendências que promovem resultados positivos para seu negócio.

Para que uma rede de franquias esteja preparada para a competitividade no segmento de calçados, é necessário foco nas inovações e nas oportunidades para construir um forte relacionamento com os clientes.

O modelo de gestão para qualquer negócio evoluir de forma saudável precisa ser impulsionado pelo conhecimento profundo da própria atuação e de todo o mercado à sua volta. É necessário estar antenado com as novidades que surgem, criando estratégias com ideias conforme as necessidades para serem aplicadas no empreendimento.

O mercado calçadista é bastante amplo e atualmente existem duas grandes tendências que estão cada vez mais em relevância, principalmente nos dias de hoje. Entenda!

Sustentabilidade

Em uma pesquisa feita pelo Instituto de Inteligência de Mercado (IEMI) intitulada Mercado de Calçados e o Impacto do Coronavírus na Demanda dos Brasileiros, 55% dos consumidores entrevistados disseram que valorizam mais as marcas e produtos que sejam sustentáveis. Outros 24% valorizam marcas e produtos com propósitos sociais.

Por esses dados, é possível perceber como os consumidores estão enxergando suas formas de adquirir produtos e serviços, na atualidade, com marcas realmente preocupadas com a sustentabilidade socioambiental.

E o empreendedor que escolher fazer parte da rede Usaflex, já conta com uma política adotada pela empresa, que mais uma vez se mostra preparada para os novos rumos do mercado.

A Usaflex firmou um compromisso público com sua nova Política de Sustentabilidade, divulgada em 2021. O novo protocolo, que traça objetivos e metas até 2025, promove a sustentabilidade em todos os níveis da organização e de sua cadeia produtiva. 

A rede busca aplicar em suas operações as melhores práticas ambientais, sociais e de governança – conceitos que compõem a sigla em inglês ESG (Environmental, social and corporate governance).

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a Usaflex traçou seus próprios objetivos e compromisso com as pessoas, com o planeta e com a sustentabilidade dos negócios. São eles:

  • Promover a saúde, a segurança, o bem-estar e o conforto dos colaboradores e das comunidades nas quais a Usaflex está presente;
  • Promover o desenvolvimento social e econômico das regiões nas quais a Usaflex está inserida, por meio de iniciativas educacionais e de inclusão, gerando valor compartilhado;
  • Redesenhar continuamente produtos e processos visando minimizar os impactos ambientais negativos, e promover a recuperação ambiental, por meio de inovação e conscientização;
  • Garantir o desenvolvimento econômico sustentado da companhia no longo prazo, de forma a conciliar e atender as expectativas dos stakeholders;
  • Investir na formação de seus funcionários atuais e potenciais, buscando o desenvolvimento de profissionais completos, responsáveis e alinhados com os princípios e objetivos da companhia;
  • Contribuir significativamente para o desenvolvimento das mulheres na sociedade, a partir de ações diversas de conscientização e fortalecimento da liderança feminina no mundo;
  • Promover a saúde, a segurança, o bem-estar e o conforto dos consumidores;
  • Estabelecer canais de comunicação e apoio a stakeholder que apresentem necessidades de apoio de ordem interpessoal e profissional;
  • Garantir que a cadeia de valor, em todos os seus níveis, não realize práticas de trabalho análogo ao escravo e infantil, de discriminação de qualquer natureza e de corrupção;
  • Apoiar e fomentar as culturas das comunidades nas quais está inserida a empresa.

Em entrevista a Rádio Taquara, Daniela Colombo, Diretora Jurídica/DHO da empresa conclui que: “Acreditamos que esse conjunto de compromissos e consonantes da nova Política de Sustentabilidade será o alicerce de um novo ambiente empresarial para a Usaflex, agregando relações humanas e corporativas em prol da geração de impactos positivos nos sentidos econômico, social e ambiental.

E, para isso convidamos a todos os nossos stakeholders – sejam franqueados, colaboradores, fornecedores e outros parceiros – para um debate contínuo e transparente que permita a gestão e o aperfeiçoamento da nova Política de Sustentabilidade. 

Que dessa troca possamos, ao longo do tempo, adaptar nossa visão às mudanças da sociedade, às inovações tecnológicas e às demandas do meio ambiente, permanecendo, no entanto, firmes em nosso propósito de inspirar o mundo na busca pelo bem-estar, proporcionando conforto e beleza a cada passo”.

Moda Comfy

Desde o início de 2020, uma tendência se estabeleceu, com as novas necessidades dos consumidores que se viram trabalhando no modelo home office: a moda comfy ou loungewear.

Essa é a forma de se vestir de maneira elegante, porém mais confortável, para trabalhar dentro de casa, uma demanda que só cresce no varejo tanto para vestuário quanto para calçados. Agora, linhas de produtos comfy em geral estão em destaque nas vitrines das lojas e e-commerces.

No vestuário, são peças básicas com modelagens mais soltas e tecidos mais leves e aconchegantes. Já nos calçados, a busca é por sapatilhas, rasteirinhas, sandálias, chinelos e tênis que permitam que seus usuários tenham uma experiência confortável, independentemente do que estejam fazendo.

Ponto para a Usaflex, que já tem em seu DNA fornecer calçados com alto padrão de qualidade em beleza e conforto. Os produtos Usaflex são essencialmente peças de “loungewear”, que têm funcionalidade tanto dentro como fora de casa.

E ainda assim, a Usaflex se aprofundou nesse novo momento lançando novos produtos na linha Soft Home. São sapatos e acessórios específicos para o dia a dia vivido dentro dos lares brasileiros, entre trabalho, cuidados pessoais, com a família e com a casa, como a coleção Cápsula – com três modelos de produtos e oito combinações, produzidas com materiais ultra macios como o plush e o pelo soft; e a coleção Poofy, com chinelos femininos leves, confortáveis e muito fofos.

Se você busca uma franquia para investir, nada melhor do que fazer parte de uma rede como a Usaflex – que além de consolidada e reconhecida, já atua dentro das tendências do mercado! Conheça nosso modelo: https://bit.ly/3HxFJvP

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes